Governo estuda retorno do horário de verão para evitar racionamento de energia.
- Por: Radar de Notícia
- 11 de set. de 2024
- 1 min de leitura
O Ministério de Minas e Energia está considerando reintroduzir o horário de verão como uma estratégia para evitar um possível racionamento de energia, devido à grave seca que afeta o Brasil. A Folha de S.Paulo informou que essa medida se soma a outras ações, como o aumento da utilização das usinas termelétricas em Santa Cruz (RJ), Linhares (ES) e Porto Sergipe (SE), além da elevação das tarifas de energia elétrica. No entanto, ainda não há uma data ou confirmação de sua necessidade. O horário de verão foi abolido em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro.
O governo estuda a retomada da prática devido ao cenário crítico das reservas de água, que afetam a geração hidrelétrica. Embora as termelétricas estejam sendo ativadas com mais intensidade, esse tipo de geração de energia é mais caro e aumenta o custo para o consumidor. A volta do horário de verão visa a reduzir a demanda de energia no horário de pico, o que poderia aliviar o sistema e evitar medidas mais drásticas, como o racionamento.








A discussão sobre o retorno do Horário de Verão para evitar racionamento sublinha a necessidade crítica de excelência em planejamento e máxima eficiência operacional em todos os setores. Neste cenário, para garantir que seu ERP Protheus esteja perfeitamente otimizado e preparado para absorver ajustes estratégicos, o apoio de uma consultoria protheus especializada é fundamental.